Todos nós sabemos que a educação é um direito de todos. Porém, entrar na universidade ainda é um grande bicho-de-sete-cabeças para muitas pessoas e a verdade é que isso não tem nada a ver com estudar várias horas por dia ou não.
Ao longo do tempo, muitos alunos enfrentaram, por diversos motivos, alguns obstáculos na educação recebida — seja conciliar trabalho e escola, ou mesmo aquele cursinho preparatório que não rolou fazer por falta de grana.
A “cota” é uma medida polÃtica que procura eliminar essas desigualdades e outras herdadas historicamente, com o objetivo de derrubar barreiras que impedem o acesso desses alunos à universidade, podendo ser eles estudantes de escola pública, negros, Ãndios, pardos ou portadores de necessidades especiais.
Não se trata de favor ou privilégio, mas de um direito à concorrência justa. Ou seja, entrar pelo sistema de cotas não significa que você não precisa estudar.
Então lembre-se: na hora de fazer o vestibular da UFPR, seja você candidato cotista ou não, saiba que aqui é o Seu Lugar.