Watena – Estudante de Engenharia Mecânica
Ser um aluno Universitário me da inúmeras possibilidades de alcançar meus objetivos. E para além do que eu quero me dá a chance de perceber as oportunidades que a vida profissional e acadêmica podem me dar. Dentro da Universidade pública é que devemos estar, a UFPR é o seu lugar!
 Carolina – Estudante de Pedagogia
Meu nome é Carolina, sou surda bilÃngue (LÃngua Portuguesa e LÃngua Brasileira de Sinais), tenho 21 anos e ingressei na Universidade Federal do Paraná em 2012 pelo curso de Pedagogia, com muito prazer! Neste ano, foi a primeira vez que tive a experiência de ter intérprete de LÃngua de Sinais em sala de aula. Conhecia a LIBRAS (LÃngua Brasileira de Sinais) há poucos anos e decidi que assumiria minha identidade surda. O papel da Universidade Federal do Paraná neste processo foi imprescindÃvel ao disponibilizar intérpretes capacitados para as aulas. Me senti acolhida, incluÃda, capaz de desenvolver a minha formação acadêmica, profissional e também pessoal, além de facilitar na superação das barreiras e dificuldades. Torço para que muitos surdos ainda venham a ingressar nesta Universidade e tenham esta experiência única e esta formação qualificada.
Izabelle – Estudante de Medicina
A maioria das crianças já sonhou em ser médico(a). Meu sonho nunca desapareceu, e parecia simplesmente impossÃvel conseguir a tão sonhada vaga. Há um tempo atrás, cursar medicina na UFPR era praticamente inatingÃvel para alunos das escolas públicas. Isso está mudando através do programa de cotas raciais e sociais. O caminho não é fácil; Envolveu dedicação e tempo de estudo, mas ao encontrar meu nome na lista de aprovados senti que todas essas dificuldades desapareceram. Cursar uma universidade federal é uma oportunidade única de mudança de vida, é um mundo novo, cheio de desafios e novas conquistas. Para além de mudar a história da nossa vida, é possÃvel construir uma sociedade mais humanizada e uma universidade popular, mas para isto nós, negras e negros, estudantes do ensino público precisamos tomar o nosso lugar na universidade! Sendo assim, não desista dos seus sonhos e venha construir uma nova página na história da sua vida, a universidade te espera!
 Ana Karolina – Estudante de Engenharia Mecânica
A diferença entre as pessoas comuns e as de sucesso está numa palavra chamada ‘perseverança’. Eu perseverei para estar aqui e hoje tenho uma oportunidade Ãmpar de sistematizar o conhecimento, tornando teoria e prática como algo mais significativo! A UFPR é o meu lugar! A UFPR é o seu lugar.
Daiane – Estudante de psicologia
Cursar uma universidade pública sempre foi meu sonho. Estudei quase toda a minha vida em escola pública e sempre ouvi que isso seria muito difÃcil, mas nunca desisti. Quando terminei meu ensino médio, já sabia o que queria e não sosseguei enquanto não estava aqui dentro. Sou estudante cotista racial, e ser estudante de escola pública, mulher e negra, me proporcionou muito aprendizado. Quando entrei na universidade desde o começo consegui muitas oportunidades incrÃveis. Logo no primeiro ano consegui bolsa de estudos para desenvolver pesquisa, e isso me proporcionou muitas oportunidades e experiências incrÃveis. Hoje faço parte de muita coisa na universidade, e todo dia é a realização de um sonho. Se eu não tivesse acreditado que eu conseguiria, eu nunca estaria aqui.
Juliana – Estudante de psicologia
Sou estudante de Psicologia, estou no 2º ano, me chamo Juliana e sou cotista racial. Fiz todo meu ensino médio e fundamental pela rede de ensino pública. Durante meu ensino médio comecei a pensar no futuro, no que queria fazer e qual poderia ser minha profissão, foi quando decidi que queria ser aluna na UFPR. No colégio tive professores que me incentivaram e me prepararam para a prova assim como também tive professores que sequer falavam sobre o assunto, talvez não acreditassem que alunos do Colégio Victor do Amaral poderia algum dia estudar na Federal. Como fiz toda minha educação em ensino público como poderia passar no vestibular? Estaria em desvantagem com os alunos vindos de ensino privado, é nesse ponto que entraram as cotas. A polÃtica de ação afirmativa, as cotas, são uma tentativa de igualar os concorrentes. Ao contrário do que se acredita, os alunos cotistas têm que estudar tanto quanto qualquer outro que pretende entrar na universidade. As cotas não são uma vantagem, mas sim uma reparação dos déficits da educação pública e das barreiras colocadas pelo racismo. Quando passei no vestibular senti que muitas oportunidades se abriram, assim como também senti que conseguir passar por muitas barreiras impostas a mim.
Aline – Estudante de Ciências Sociais
Entrei no ensino médio na UTFPR através da cota voltada a alunos de escolas públicas. No inÃcio do curso, me senti, por vezes, deslocada, pensando que lá não era meu lugar, que eu não merecia minha vaga. Ao longo do tempo, porém, percebi que meu desempenho era igual ou melhor que o de muitos alunos que não ingressaram pelo sistema de cotas. Na UFPR foi a mesma coisa. Entrei por meio do SISU, com a nota do ENEM, usando novamente a ação afirmativa voltada para estudantes de escolas públicas. A Universidade é Federal: pública e gratuita. É um serviço do Estado que deve ser acessÃvel e usado por aqueles que precisam e merecem – os alunos que, assim como eu, estudaram em escolas públicas; também os alunos negros, pardos e Ãndios; e os alunos com baixa renda. A UFPR é sim nosso lugar, é nosso direito buscar o futuro que sonhamos.